Pular para o conteúdo principal

MINHA EXPERIÊNCIA COMO PACIENTE

Oi a todos!!!!

Nem vou mais pedir desculpas pela ausência de postagens porque já está virando hábito...rs
Meu tempo é bem escasso mesmo.
Mas sempre leio o comentário de todos e respondo o mais rápido possível também.

Mas já faz um tempo que quero iniciar esse texto para dividir com vocês a minha experiência como paciente. Há 4 meses iniciei meu tratamento ortodôntico (na verdade, um retratamento), e podem me chamar de louca, mas estou curtindo pra caramba.

Porém, existem dificuldades que passamos durante o tratamento que quero compartilhar com vocês, até para ajudar com algumas dicas.

Quando usei aparelho a primeira vez, foi tudo diferente: eu estava terminando a Graduação, inclusive participei do meu baile de formatura com aparelho. Então a minha experiência foi a mesma comparada a qualquer pessoa que usa aparelho, pois não aprendemos ortodontia fixa na faculdade (pelo menos na minha época), e nem atendíamos paciente ortodônticos nas clínicas da faculdade. 
Hoje é diferente. Sei das queixas e dificuldades dos meus pacientes e agora entendo perfeitamente o que me dizem, pois sinto na pele (ou melhor, na mucosa!) o que reclamam comigo.

Vou fazer várias postagens sobre o assunto, tentando relatar em uma sequência cronológica, até para que, se alguém está pensando em começar o tratamento, ou começou recentemente, entender o que se passa.

Não é segredo para ninguém que a minha paixão são os aparelhos estéticos, em especial o de safira. Portanto, não poderia ter colocado outro aparelho que não fosse esse.

Fotos iniciais:


Meus dentes nem eram muito desalinhados, mas é possível perceber um incisivo central um pouco desalinhado e meus caninos eram muito evidentes, como se estivessem "saltando" para fora do arco. Enfim, sou dentista, ortodontista, e quis arrumar.

E cá estou com meus amados braquetes de Safira:


Montei inferior e superior em uma mesma consulta, coisa que detesto fazer com meus pacientes. Eu não tive muita opção, pois pedi a uma colega para montar para mim e esse seria o único dia que minha agenda batia com a dela.
Acho muito desconfortável a montagem das duas arcadas em um único dia porque é muito difícil aprender a comer, escovar, passar fio dental. Além do próprio incômodo de estar com o aparelho.

DICA NÚMERO 1
- monte 1 arcada por vez. É como se você estivesse reaprendendo a comer e escovar. 
- independente do tipo de aparelho fixo que você coloque na boca, a sensação quando você sai do consultório é a de que você tem um TREM colado nos dentes. A vantagem do aparelho estético, é que só você percebe isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DICA NÚMERO 2
- não saia tomando sopa de pedra, nem mastigando torresmo como se nada estivesse acontecendo. Comece com alimentos macios e que não exijam grande esforço para mastigar. É tudo muito diferente quando você usa aparelho. Os alimento enroscam nos braquetes e no fio, os dentes ficam sensíveis. Tenha calma: você vai acostumar!!!!!!!

DICA NÚMERO 3
- não tenha preguiça de escovar os dentes. Dá muuuuuuuuuuuuuito mais trabalho escovar e passar fio dental. Mas é extremamente necessário! Tudo o que você acostumar a fazer no começo do tratamento, vai virar rotina depois

DICA NÚMERO 4
- peça ao seu ortodontista a cera ortodôntica. Sempre que o aparelho machuca, ela ajuda muito a melhorar a sensibilidade quando o aparelho causa algum machucado na mucosa

E A DICA MAIS IMPORTANTE DE TODAS:

Tire todas as suas dúvidas com seu dentista, converse com ele, explique exatamente o que você espera do tratamento para que ele já possa direcionar o tratamento da melhor maneira possível.

Bom, em breve posto uma foto do meu caso mais atual.

Dividam comigo e com todos que acompanham o blog suas dúvidas. Talvez grandes problemas tenham soluções simples!!

Bjs e bom fim de semana!!!!!!!!!!!!!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contenção Ortodôntica

Eu tento sempre escrever sobre algum assunto que eu percebo que meus pacientes têm mais dúvidas. Portanto, não poderia faltar um post dedicado especialmente a esse aparelhinho tão importante e tão "odiado" pelos pacientes que estão em processo de finalização de tratamento ortodôntico: a CONTENÇÃO! Quem já usou aparelho fixo, sabe bem do que estou falando. Nós, ortodontistas, entendemos que o paciente quer a redenção, a liberdade após a remoção de todos aqueles braquetes, fios e elásticos. E, obviamente, usufruir do resultado do tratamento. Mas, nós temos que pensar no benefício do tratamento alongo prazo. Ou seja, já foi um sacrifício usar aparelho durante 1 ano e meio, 2 anos, certo? Então, nada justifica correr o risco de perder o resultado do tratamento a longo prazo, correndo o risco de entrar novamente em um tratamento ortodôntico. Os dentes e as estruturas faciais envelhecem, assim como o corpo muda com a idade. Depois da retirada do aparelho fixo, os ossos d

Dentes do siso: Mitos e verdades!

Antes de iniciar outro assunto, gostaria de expressar minha imensa alegria e orgulho ao ouvir alguns elogios e comentários de pacientes que leram o blog!  Minha intenção realmente é desmistificar alguns termos ortodônticos, e mesmo odontológicos em geral para os pacientes. Acredito que essa proximidade auxilia no entendimento do tratamento e facilita a colaboração e a compreensão em cada passo que um tratamento odontológico e/ou ortodôntico envolve.  Bom, hoje eu decidi conversar um pouco sobre dentes do siso! Sempre encontro muitos pacientes com dúvidas e interrogações a respeito da necessidade de extraí-los ou mantê-los. Vou expressar o meu ponto de vista, obviamente com embasamento teório e científico, mas principalmente baseado em minha experiência clínica. Quase todos os pacientes que já passaram pela minha cadeira ao longo desses anos, estremecem quando o assunto em questão é o dente do siso, ou o famoso dente do juízo. Aliás, apenas a título de curiosid

ESCOVAÇÃO X APARELHO ORTODÔNTICO

Antes de falar sobre os aparelhos auto-ligados, como eu havia sugerido no post anterior, achei que seria importante falar sobre um assunto que está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento: higienização dos dentes com aparelho ortodôntico. Eu sempre digo que o tratamento mais barato é a prevenção: prevenção de cáries, gengivite (gengiva inflamada com sangramento), periodontite (evolução da gengivite, com a inclusão de perda óssea). Enfim, prevenimos todas essas intercorrências com uma higienização correta e consultas regulares ao dentista. No caso de pacientes que fazem tratamento ortodôntico, ou seja, que usam aparelho fixo ou aparelho removível (móvel), essa manutenção da higiene oral acaba sendo muito importante, pois usamos os tecidos de sustentação dos dentes (gengiva, osso e afins) para fazer uma correta movimentação ortodôntica. Vou iniciar falando do aparelho fixo : Quando fazemos a movimentação ortodôntica, ou seja, toda vez que o paciente vai ao