Pular para o conteúdo principal

ERA UMA VEZ....

Finalmente consegui sentar à frente do computador para atualizar o blog.
Tenho um bom motivo para estar ausente por tanto tempo: há 20 dias mudei meu status de solteira para casada.







Sim, sim, acabei de casar com meu grande amor, em uma cerimônia linda e cheia de detalhes dos quais fiz questão de cuidar pessoalmente. E, obviamente, esse preparativo consumiu grande parte do meu tempo nos últimos meses. Mas não reclamo, faria tudo de novo, casar é muito bom!!!!
Durante toda essa fase de preparativos não deixei de ficar atenta ao meu trabalho e assuntos relacionados à minha profissão.







E uma coisa que pude observar é que poucas pessoas preocupam-se com a aparência de seus dentes para o casamento.
 Vi muitas noivas e noivos que casaram-se de aparelho ortodôntico, com dentes manchados, tortos, sem dentes, com tártaro.











  Eu sei que os noivos tem muitos custos nessa fase, mas dente faz parte da composição da nossa imagem. Não clareamos os cabelos? Não gastamos rios de dinheiro com um vestido que usaremos por algumas horas? Acho que o sorriso, que vai eternizar o registro da felicidade nesse momento mágico também merece um cuidado especial.




Encontrei um blog super legal de um grupo de dentistas cariocas que trabalham com noivas. Você encontra os trabalhos deles aqui. Encontrei, inclusive, uma matéria deles na revista "Noivas Rio de Janeiro". Muito legal, vale a pena dar uma olhada.




Vou deixar aqui algumas dicas que podem ser úteis para as noivinhas que já estão planejando seu casamento:

- dentes tortos: hoje temos o maravilhoso recurso da ortodontia para tornar nosso sorriso mais harmonioso e bonito. O ideal seria iniciar o tratamento pelo menos 1 ano e meio antes da cerimônia. Mesmo que na data do casamento o tratamento não esteja concluído, pelo menos ele já estará na fase de finalização. Combine com o seu dentista no início do tratamento que você quer retirar o aparelho antes da cerimônia e retomar o tratamento após o retorno da lua-de-mel. Isso é possível sim. O máximo que pode acontecer é o seu dentista incluir a taxa de reinstalação do aparelho no orçamento. Tenho certeza que vale a pena.

- dentes manchados. Clareamento. Acessível a todos hoje. Faça um orçamento e inicie o clareamento aproximadamente 3 meses antes da cerimônia. Não deixa para fazer procedimento que consomem tempo no mês do casamento. Não dá tempo. O resultado do clareamento é sempre satisfatório e também acredito que vale a pena como investimento em sua imagem


Nessa foto eu estou com meus dois primeiros pacientes que amo muito e que amam dentes brancos!!!!



- limpeza: não custa lembrar que o ideal seria que todos fizessem consultas de prevenção em seu dentista a cada 6 meses. Caso você já tenha decidido fazer o clareamento dental, faça a limpeza antes de iniciar o clareamento. Se não, faça com pelo menos 2 meses de antecedência.


- dentes ausentes: caso queira fazer uma reabilitação definitiva de dentes perdidos, o ideal seria iniciar o tratamento com pelo menos 1 ano de antecedência, para que dê tempo suficiente de fazer todas as tentativas de provas, com tudo cicatrizado (em caso de implantes), com tempo para adaptação da nova peça na boca para que, caso haja necessidade de repetição de algum trabalho, dê tempo de sobra sem que os noivos fiquem mais neurótiquinhos do que já ficam normalmente (eu fiquei um pouquinho, bem pouquinho também).

Não importa o quanto você tem para investir no seu casamento. A beleza está nos detalhes e no amor que vocês colocam em cada fase dos preparativos. Pode ser um casamento super simples, mas onde todos sentem o amor entre vocês e de vocês para com todos os que compartilham esse momento. Não corra o risco de se arrepender por ter feito ou não alguma coisa. Planeje, como tudo na vida deve ser planejado.
E divirtam-se, porque o casamento é para isso, para comemorar o amor. Todos os fornecedores e prestadores de serviço que fazem parte desse momento tem que compartilhar desse seu momento, ter a mesma energia e vibração, para que tudo dê certo.
Isso obviamente, inclui o seu dentista!

Fiquem à vontade para compartilharem suas dúvidas. Casamento tem sido meu assunto favorito.





Comentários

  1. Eu Gostaria de saber porque a minha dentista colocou um aparelho em que o arame rodeia todas a borrachinhas, circulando-as e não colocou um aparelho em que o arame só passa por cima das borrachinhas.(obs= ela colocou só nos seis primeiro 6 dentes)... E tbm queria SABER oque causa se euu comer comida normal , não muito duras,quando se acaba de colocar o aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Vitor. Só conseguiria responder à sua pergunta relacionada ao fio vendo o seu caso. Existem várias opções de tratamento para cada caso. Já perguntou a ela?
      Quanto ao tipo de alimentação, o ideal é primeiro acostumar-se ao aparelho para depois aumentar a consistência dos alimentos. Comer alimentos duros pode ocasionar a "quebra" dos braquetes, ou seja, eles podem soltar do dente, o que vai levar a aumento de tempo de tratamento.

      Abç

      Cristina

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Contenção Ortodôntica

Eu tento sempre escrever sobre algum assunto que eu percebo que meus pacientes têm mais dúvidas. Portanto, não poderia faltar um post dedicado especialmente a esse aparelhinho tão importante e tão "odiado" pelos pacientes que estão em processo de finalização de tratamento ortodôntico: a CONTENÇÃO! Quem já usou aparelho fixo, sabe bem do que estou falando. Nós, ortodontistas, entendemos que o paciente quer a redenção, a liberdade após a remoção de todos aqueles braquetes, fios e elásticos. E, obviamente, usufruir do resultado do tratamento. Mas, nós temos que pensar no benefício do tratamento alongo prazo. Ou seja, já foi um sacrifício usar aparelho durante 1 ano e meio, 2 anos, certo? Então, nada justifica correr o risco de perder o resultado do tratamento a longo prazo, correndo o risco de entrar novamente em um tratamento ortodôntico. Os dentes e as estruturas faciais envelhecem, assim como o corpo muda com a idade. Depois da retirada do aparelho fixo, os ossos d

Dentes do siso: Mitos e verdades!

Antes de iniciar outro assunto, gostaria de expressar minha imensa alegria e orgulho ao ouvir alguns elogios e comentários de pacientes que leram o blog!  Minha intenção realmente é desmistificar alguns termos ortodônticos, e mesmo odontológicos em geral para os pacientes. Acredito que essa proximidade auxilia no entendimento do tratamento e facilita a colaboração e a compreensão em cada passo que um tratamento odontológico e/ou ortodôntico envolve.  Bom, hoje eu decidi conversar um pouco sobre dentes do siso! Sempre encontro muitos pacientes com dúvidas e interrogações a respeito da necessidade de extraí-los ou mantê-los. Vou expressar o meu ponto de vista, obviamente com embasamento teório e científico, mas principalmente baseado em minha experiência clínica. Quase todos os pacientes que já passaram pela minha cadeira ao longo desses anos, estremecem quando o assunto em questão é o dente do siso, ou o famoso dente do juízo. Aliás, apenas a título de curiosid

ESCOVAÇÃO X APARELHO ORTODÔNTICO

Antes de falar sobre os aparelhos auto-ligados, como eu havia sugerido no post anterior, achei que seria importante falar sobre um assunto que está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento: higienização dos dentes com aparelho ortodôntico. Eu sempre digo que o tratamento mais barato é a prevenção: prevenção de cáries, gengivite (gengiva inflamada com sangramento), periodontite (evolução da gengivite, com a inclusão de perda óssea). Enfim, prevenimos todas essas intercorrências com uma higienização correta e consultas regulares ao dentista. No caso de pacientes que fazem tratamento ortodôntico, ou seja, que usam aparelho fixo ou aparelho removível (móvel), essa manutenção da higiene oral acaba sendo muito importante, pois usamos os tecidos de sustentação dos dentes (gengiva, osso e afins) para fazer uma correta movimentação ortodôntica. Vou iniciar falando do aparelho fixo : Quando fazemos a movimentação ortodôntica, ou seja, toda vez que o paciente vai ao